Prefácio da primeira edição (em inglês)
Sumàrio
- Precedente - Siguiente
Nos países em vias de desenvolvimento, a armazenagem não apropriada de produtos alimentícios de base é frequentemente a causa de perdas consideráveis. É mais útil e mais rentável de garantir uma boa conservação das colheitas que de compensar as perdas com um aumento da produção.
Por esta razão, o Ministério Federal de Cooperação Económica (BMZ) fomenta programas que tem como objectivo de melhorar a protecção dos produtos armazenados e das colheitas. Programas deste tipo ajudam a garantir a existência de alimentos e a soster a base de vida da população local. Na área da protecção das colheitas, trata-se também de medidas de higiene e de construção de celeiros e armazéns, ao igual que do desenvolvimento de tecnologias de subtituição no combate contra as pragas que atacam os produtos armazenados sem a utilização de insecticidas.
O sector das pequenas herdades desempenha um papel muito importante no referente à armazenagem de produtos alimentícios. Neste sector, observaram-se mudanças consideráveis nas últimas décadas: aumento do volume das colheitas, cultivação de novas variedades, muitas vezes mais susceptíveis que as tradicionais de sofrer infestações por pragas, propagação de pragas novas. Estas mudanças diminuiram a efectividade dos sistemas de armazenagem utilizados pelos camponeses desde há muitas gerações. Agora existe a necessidade de adaptar e desenvolver soluções alternativas.
Este manual oferece de maneira condensada, a experiência acumulada durante mais de dez anos pelo projecto GTZ de protecção dos produtos armazenados e das colheitas na área de trabalho de assistência. Esperamos que as pessoas responsáveis da armazenagem dos produtos alimentícios aproveitem destas experiências.
Johannes Christenn
Ministério Federal da Cooperação Económica (BMZ), 1990